Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
28/11/18 | Gestão de Estoque | Nenhum comentário
O controle de estoque é um desafio comum, mas um tanto problemático para boa parte dos empreendedores. Quando não realizado de maneira adequada pode comprometer o negócio de diversas formas.
Isso acontece porque entre as atividades relacionadas estão o planejamento e a definição dos processos de compra, o que envolve as negociações com os fornecedores e as quantidades necessárias de cada produto para um determinado período, por exemplo.
Cada organização tem as suas próprias demandas e particularidades quanto a isso. Porém, o que não se discute é a importância dessa tarefa para o seu sucesso.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar 4 razões para investir em um programa de controle de estoque. Aproveite!
A primeira delas é a redução de perdas. Entenda que, ao não utilizar um software de controle, a chance de você encontrar diferenças na quantidade de mercadorias que consta no sistema e no estoque real é enorme.
Outro problema é a venda de um produto mais novo em vez do mais antigo, ou seja, aquele em que o prazo de validade já está próximo do vencimento. Dependendo do caso, o prejuízo é certo.
Incongruências nos registos (entradas e saídas) também são circunstâncias comuns da não utilização de um programa de controle de estoque.
Além dos prejuízos referentes às compras (pagar mais do que se deveria por um insumo) ou a falta de produtos (deixar de vender), utilizar um programa de controle de estoque ajuda a diminuir os custos que se referem à gestão do depósito.
É inerente ao aprovisionamento de mercadorias a manutenção de um espaço físico, armários, prateleiras, funcionários, embalagens e materiais de limpeza. Algumas empresas necessitam de máquinas transportadoras.
A questão, diante disso, é que não controlar esses fatores tende a aumentar os custos gerais do negócio.
Um controle de estoque realizado com o auxílio da tecnologia colocará em suas mãos dados e relatórios precisos. Nesse sentido, você saberá exatamente qual a demanda de cada item, o que certamente contribuirá no que diz respeito à negociação com os fornecedores.
Outro ponto que colabora para esse quesito é o fato de que o sistema mantém um histórico dos pedidos.
Não menos relevante está o ganho de eficiência operacional. Um controle de estoque bem realizado permite acompanhar de modo mais próximo, por exemplo, o volume de entregas, demandas e procedimentos do setor como um todo.
Essa visão completa é essencial para o bom andamento das operações. Afinal, é por meio desse monitoramento que se conseguirá otimizar os trabalhos.
Para concluir, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de contar um software que tenha credibilidade no mercado. Procure uma empresa que seja reconhecida não somente por desenvolver programas de qualidade, mas também por prestar um serviço de excelência.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo com as 4 razões para investir em um sistema de controle de estoque. Se quiser saber mais, assine a nossa newsletter agora mesmo!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL