Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
5/01/17 | Marketing | Nenhum comentário
O mundo mudou bastante desde os tempos do Orkut: hoje em dia, as redes sociais são parte essencial do planejamento de marketing de cada vez mais empresas. Estas plataformas representam meios muito eficientes de divulgar seus produtos e serviços, ter contato com o público, obter insights de negócios e muito mais.
No entanto, todos estes benefícios só vêm para aquelas que têm cuidado com o seu posicionamento nas redes sociais. Diversas empresas danificam a sua imagem para sempre graças a erros neste aspecto, que às vezes parecem bastante insignificantes.
Para entender melhor como posicionar sua empresa nas redes sociais, continue a leitura!
Com a popularização das redes sociais e da entrada das empresas nestes ambientes, passamos a contar com uma nova realidade nesta dinâmica: de repente, as corporações ganharam a habilidade de se expressar. É comum ver negócios de diversas áreas interagindo com o público de várias formas diferentes, do mais formal ao informal extremo.
Com este novo cenário, também podem surgir problemas inéditos. Regularmente aparecem casos de empresas que mancham sua imagem ao adotar uma postura inadequada na internet. São aquelas que se posicionam de forma contrária ao recomendado para a sua situação ou público, o que não deveria acontecer com o devido planejamento.
Ao solidificar um posicionamento adequado para a sua empresa nas redes sociais, você se torna capaz de dialogar com mais público e obtém uma boa receptividade da parte dele.
O que determina qual caminho seguir? Conforme destacamos, o trabalho de uma empresa nas redes sociais é parte integrante de todo bom planejamento de marketing e é a partir dele que a estratégia adotada será desenhada. Por meio de uma pesquisa de qualidade envolvendo o perfil do público-alvo, é possível descobrir qual posicionamento utilizar.
Por conta disso, não existe certo e errado. Cada negócio deve encontrar o posicionamento que funciona melhor para a sua própria realidade. Ao mesmo tempo, precisa se manter flexível o suficiente para ajustá-lo caso isso seja necessário.
Boa parte do posicionamento de uma empresa nas redes sociais provém da linguagem usada por ela. Avalie o perfil do seu público-alvo e adote um tom que seja condizente com as expectativas destas pessoas. Não faz sentido falar de uma maneira mais formal com gente não acostumada a este tipo de linguagem, por exemplo.
As redes sociais regularmente se veem discutindo alguma nova polêmica. Mas não é porque um assunto está em relevância que a sua empresa precisa se posicionar e arriscar uma rejeição. Avalie se isso é realmente necessário e condizente com a sua proposta, além de estimar o quanto da sua audiência poderá se afastar por conta desse posicionamento.
As pessoas já se acostumaram a buscar a atenção das empresas na internet quando possuem algum problema ou até para enviar críticas ou elogios. Portanto, crie o hábito de checar estes contatos com regularidade para evitar que nenhum deles seja ignorado. A rejeição nestes casos pode ser danosa para a reputação da sua empresa.
Agora você já conhece a importância de adotar uma posição condizente com a proposta da sua empresa nas redes sociais e sabe quais cuidados tomar para não passar por problemas neste meio. Os benefícios possíveis são muitos, mas as consequências negativas de uma abordagem errada podem ser desastrosas. Portanto, planeje bem as suas ações e tenha flexibilidade para se ajustar quando necessário.
Como você pretende planejar o posicionamento da sua empresa nas redes sociais? Conte as suas ideias para a gente nos comentários!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL