Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
4/10/22 | Marketing | Nenhum comentário
Há muitos fatores que podem afetar o desempenho da sua empresa de locação, tanto internos quanto externos. Um dos principais deles são os períodos sazonais, para os quais você deve se planejar de acordo.
Muitos negócios são elaborados com base nesses períodos, sendo importante que você os entenda tanto para aproveitar as oportunidades de lucro quanto minimizar possíveis perdas. Para te ajudar com isso, vamos explicar o que é a sazonalidade e qual é a melhor forma de lidar com ela. Acompanhe.
Esse termo se refere a estações, sendo mais usado na agricultura. Algo sazonal é aquilo que ocorre em um determinado período de tempo com regularidade. Nesse caso, os períodos de sazonalidade são épocas em que você fecha um número maior ou menor de vendas.
Por exemplo, um produto associado ao calor terá uma sazonalidade positiva no verão, mas provavelmente terá o efeito contrário nos meses mais frios. O mesmo pode se aplicar a certos períodos com a sua gestão de equipamentos, seja mensalmente, anualmente ou seguindo algum outro padrão.
O maior desafio da sazonalidade é que ela torna a rentabilidade do negócio menos estável. Porém, com o preparo adequado, você pode minimizar o impacto dessas mudanças sobre seu orçamento. Veja como fazer isso a seguir.
Mesmo que a sazonalidade deixe seu orçamento menos previsível, ainda é possível levar em conta esses períodos em seu planejamento atual. Se já espera ter alguns meses com maior número de vendas e outros com um número reduzido, você pode investir em materiais e no gerenciamento de equipe para capitalizar ao máximo no momento de alta e minimizar despesas durante o período de baixa.
Mesmo em períodos sazonais mais negativos, ainda é importante buscar alguns clientes e fechar contratos. Uma forma de fazer isso é implementar um programa de fidelidade, onde clientes recorrentes recebem alguma compensação. Isso aumenta as chances de você ter contratos mais duradouros, os quais vão cobrir suas principais despesas durante esses períodos e ajudar a manter o orçamento equilibrado.
Em alguns casos, a melhor solução para não perder muitos clientes durante esses períodos é renegociar. Se você permitir um pouco mais de flexibilidade nos contratos de locação durante essas épocas, será mais fácil manter um número razoável de clientes ativos. Dessa forma, mesmo em períodos de baixa, você ainda terá algum caixa para manter suas atividades.
Outra solução possível é buscar nichos de atuação alternativos que cubram esses períodos sazonais negativos. Dessa forma, será posível redirecionar seu foco para outras áreas que sejam mais rentáveis nessa época, otimizando o uso do seu tempo e dos recursos da empresa.
Com essas orientações, você terá um pouco mais de facilidade para lidar com os períodos sazonais em sua locadora de equipamentos. Quanto melhor você entender as causas dessas flutuações de demanda, mais fácil será lidar com elas quando ocorrerem.
Quer continuar recebendo mais dicas para melhorar o desempenho do seu negócio? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL