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6/09/18 | Marketing | Nenhum comentário
A real importância em desenvolver o marketing em tempos de crise vai muito além do que uma simples opção disponível aos gestores. Ao contrário, representa uma necessidade fundamental para as empresas que desejam sobreviver aos ciclos de recessão e se manter competitivas em seus mercados de atuação.
Em momentos de incerteza econômica e política, todos os indicadores de desempenho de um negócio costumam ser afetados negativamente devido às forças do seu ambiente macroeconômico. Crises interferem nos resultados dos negócios reduzindo sua velocidade de crescimento, devido ao arrefecimento da demanda por seus produtos e serviços.
Se antes era comum a produção ou a venda de X unidades, agora, nesse novo ambiente, os mercados não as absorvem mais. Para reverter essa situação, os esforços de aquisição e o relacionamento precisam ser reforçados para garantir resultados satisfatórios. Por isso, é importante adotar ações que possibilitem um maior retorno sobre o capital investido — algo possível principalmente por meio do marketing digital.
Ao marcar presença no mundo digital, sua empresa está ampliando os seus canais de vendas e relacionamento, uma vez que fica acessível a diferentes pessoas com acesso à internet ao redor do mundo. Essa é uma maneira eficiente de recuperar uma parte da demanda perdida pela crise.
Invista em um e-commerce para comercializar os seus produtos ou em um portal institucional caso seja prestador de serviços. Os guias comerciais mais populares da sua região ou os marketplaces (shoppings online) mais acessados também são uma ótima opção, pois funcionam como verdadeiros catálogos on-line que são acessados por muitas pessoas.
Esteja onde o seu público está. Segundo estudo realizado pela agência We Are Social, o brasileiro gasta em média 9 horas por dia acessando a internet, sendo que 3 horas desse total são dedicadas exclusivamente às redes sociais.
Uma boa prática a ser adotada é fazer um estudo prévio sobre o perfil do seu público-alvo para só então decidir sobre qual rede vai trabalhar. Isso é muito relevante, afinal o público que costuma acessar o Facebook e Snapchat, por exemplo, é diferente daquele que acessa o LinkedIn.
Outra ação importante de marketing em tempos de crise é melhorar o cadastro da sua empresa nas principais ferramentas de busca. Uma das vantagens dessa opção é que não é necessário um grande investimento para começar. As ferramentas são adaptáveis a diferentes níveis de orçamento.
Como abordado no item anterior, o racional por trás dessa ação também é estar presente onde o seu público está, mas, nesse caso, o racional aqui é estar presente onde o seu público está buscando por você.
Aqui é importante que você conte com ajuda profissional caso não tenha muitos conhecimentos em SEO (otimização de sites). É necessário otimizar o seu site ou e-commerce para que este apresente melhores resultados nesses motores de busca.
Posicionar a sua empresa por meio das redes sociais, sites, blogs, guia de compras e ferramentas de busca só é relevante caso você tenha algo a oferecer ao seu público além da mera propaganda. É disso que se trata o marketing de conteúdo.
O seu objetivo com essa estratégia é nutrir os seus potenciais clientes com um conteúdo de valor, que seja relevante, até que estejam maduros e seguros o suficiente para realizar uma compra em sua empresa.
Foque em estudar o perfil, as necessidades e as dores das pessoas que deseja atingir e comece a produzir, de maneira recorrente, conteúdos que supram essas necessidades e auxiliem o seu potencial consumidor a tomar a melhor decisão de compra possível por meio do seu negócio.
Se você chegou até aqui já deve ter compreendido a real importância de focar em reforçar o marketing em tempos de crise, e um pouco das ferramentas que pode utilizar para isso. Ainda dentro da mesma temática, recomendo que aproveite para complementar ainda mais os seus conhecimentos sobre como ampliar o destaque da sua empresa na internet, por meio da leitura deste artigo.
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