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3/09/18 | Marketing | Nenhum comentário
Momentos de crise generalizada não são preanunciados ao grande público, e quando ocorrem não atingem somente setores específicos. Todo o país acaba sofrendo suas consequências, em especial os negócios mais despreparados para tal. Toda a rentabilidade da empresa é comprometida frente à piora dos seus indicadores de produção e vendas.
Mesmo que não sejam preanunciados, momentos de crise são, de certa maneira, esperados em uma economia de mercado. Sendo assim, para sobreviver e se manter competitivo em seu ramo de atuação, é necessário estar prevenido para quando ocorrerem, adotando estratégias de estímulo às vendas e aos resultados de sua empresa.
É isso que propomos a você com este artigo. Apresentamos agora 3 estratégias fundamentais para serem adotadas em sua empresa e que possibilitem vender mais durante as crises. Vamos lá!
Mais do que atrair clientes, sua empresa deve focar em se tornar uma máquina de fidelização. Muitos administradores se baseiam na percepção errônea de que a propaganda é a alma do negócio, mas se esquecem de que o custo de aquisição de novos clientes é muitas vezes superior ao custo de fidelizá-los.
Essa ideia já foi constatada pelo “guru do marketing” Philip Kotler. A fidelização é de 5 a 7 vezes mais barata do que a busca por novas aquisições. Além do custo, muitas outras vantagens são proporcionadas pela fidelização.
Clientes fidelizados proporcionam recorrência e gastam muito mais ao longo do seu ciclo como consumidor, sendo responsáveis pela maior parte do faturamento das empresas.
Além disso, também são os mais propensos a recomendar os seus produtos e serviços a terceiros. Como já conhecem o seu trabalho e estão habituados aos seus processos, é natural que pensem duas vezes antes de migrar para um concorrente “desconhecido”.
Investir em marketing digital também é uma estratégia muito eficaz por diferentes razões. A primeira delas é o custo-benefício, pois o retorno pelo investimento é muito superior se comparado ao de outras estratégias de mídia tradicional. De modo geral, você obtém mais alcance por menos gastos.
Outra estratégia fundamental que deve ser trabalhada é a atração de novos clientes por meio da oferta de conteúdos de valor que estimulem o tráfego orgânico em seu site ou perfil em redes sociais, o chamado marketing de atração (inbound).
Dessa maneira, você cria uma percepção de autoridade em seu mercado e se relaciona com o seu público-alvo procurando influenciá-lo em seu processo de tomada de decisão de compra, muito antes de ele se dirigir até a sua loja.
Focar apenas na ampliação das vendas não é a única coisa que você pode fazer como gestor. Pelo contrário, a vantagem competitiva de um negócio também pode ser obtida por meio do melhor controle dos seus custos de produção.
Isso implica adotar novos processos, programas e recursos (tangíveis ou não) que possibilitem a redução de seus gastos (perdas, custos e despesas), oxigenando a sua margem de lucro e a rentabilidade da empresa.
Certifique-se de reservar uma parte dos seus resultados financeiros para reinvestir no aprimoramento dos seus processos e também em pesquisa e desenvolvimento. Agindo assim, você conseguirá descobrir novos produtos ou novas frentes de mercado que possa explorar.
E então, gostou das sugestões apresentadas? Agora é a sua vez de impactar os resultados e a rentabilidade da empresa. Comece a aplicar essas estratégias e se esforce em adaptá-las à sua realidade.
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