Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
15/02/17 | Manutenção de Equipamentos | Nenhum comentário
Além de se preocupar em adquirir o maquinário e os equipamentos adequados para a sua realidade, uma empresa também precisa pensar na manutenção desses itens. Agir somente quando existe algum problema não é eficiente, precavido e econômico. Por isso, o conceito de manutenção preventiva de máquinas é tão importante.
A falta de preocupação quanto a esse aspecto pode gerar prejuízos diversos, enquanto a presença de um bom programa de manutenção preventiva traz benefícios diretos para o negócio. Saiba quais são esses benefícios ao continuar lendo o post, e confira como aquela estratégia será altamente positiva para a sua empresa:
Máquinas que não passam por manutenção preventiva têm mais riscos de sofrer com falhas e panes. Como essas situações acontecem em momentos inesperados — a chamada falha catastrófica —, o risco de acidentes aumenta consideravelmente.
Isso compromete, principalmente, a segurança dos funcionários e pode aumentar os riscos existentes ou criar outros para o ambiente. Com a manutenção preventiva, por outro lado, os problemas são corrigidos de maneira antecipada, o que contribui para a segurança.
Máquinas que não passam por manutenção preventiva, param com mais frequência. Dependendo do problema, a parada até que ela seja consertada pode comprometer e mesmo interromper todo o processo.
Ações preventivas, por sua vez, identificam problemas logo no começo e que são de solução mais fácil. Não sendo necessário esperar até a chegada de peças ou a mobilização da equipe corretiva, a disponibilidade do maquinário aumenta.
Um dos pontos mais importantes é que essa manutenção reduz os custos associados a todo o processo produtivo. Acidentes podem levar a indenizações, enquanto paradas desperdiçam materiais e horas de trabalho.
O aumento da produtividade também ajuda o negócio a reduzir os gastos. Há menos insumos desperdiçados e um mesmo equipamento é capaz de oferecer um desempenho superior, otimizando o consumo de energia e de materiais.
Além disso, o próprio ato de consertar uma máquina é mais caro do que prevenir os problemas. Lubrificar peças em contato, por exemplo, custa menos do que trocar engrenagens inteiras. Com esse tipo de cuidado, a empresa gasta menos para manter seus ativos.
Com máquinas que funcionam de maneira melhor e por mais tempo, a empresa consegue aumentar a qualidade dos processos. Eles não ficam apenas mais produtivos, mas também se tornam mais eficientes.
Os aparelhos e instrumentos da empresa funcionam sempre como novos, diminuindo os erros e produtos que não atendem às especificações. O resultado final é mais satisfatório, de modo a ser percebido pelos clientes.
A manutenção preventiva de máquinas também é importante para garantir que esses elementos durem mais tempo. O uso contínuo e o desgaste de elementos pode suprimir o tempo de atuação de um equipamento, o que poderia exigir novos investimentos mais rapidamente.
Por outro lado, esse tipo de conservação e cuidado otimiza o funcionamento e garante que ele ocorra sempre dentro dos melhores padrões possíveis. Como consequência, o negócio obtém o máximo de retorno sobre o investimento inicial na compra ao prolongar a vida útil.
Fazer a manutenção preventiva de máquinas traz benefícios para toda a empresa. Graças a ela, é possível melhorar a produtividade, reduzir os custos e garantir mais qualidade e segurança de uma forma geral.
Este conteúdo foi útil para você? O que achou dos benefícios da manutenção preventiva? Deixe suas impressões nos comentários!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL