Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
9/08/17 | Manutenção de Equipamentos | Nenhum comentário
O gestor deve estar prevenido contra eventuais falhas em seus equipamentos e máquinas. Por esse motivo, deve agir de forma proativa, gerenciando bem os riscos e evitando surpresas desagradáveis de última hora, que resultam em atrasos e perda de produtividade.
Veja a importância de uma equipe de reparos e suporte que esteja sempre a postos dentro de sua empresa!
Costumamos falar muito em manutenção, e há 2 tipos básicos dela. A equipe de reparos deve estar preparada para exercer ambos.
Nesse caso, a equipe desenvolve trabalho a fim de evitar redução no desempenho dos equipamentos. Dessa forma, impede-se que o maquinário pare de funcionar, que provoque danos ao meio ambiente e que ponha em risco a integridade física dos funcionários.
Na manutenção corretiva, a importância de uma equipe de reparos fica evidente, porque atua de forma rápida, corrigindo problemas nos equipamentos.
Um equipamento pode, por exemplo, estar desenvolvendo um trabalho irregular ou ter parado de funcionar. Uma equipe interna pode atuar visando devolvê-lo à sua condição original, evitando queda na produtividade e grandes prejuízos financeiros.
A utilização diária dos equipamentos causa desgaste em suas peças e componentes. É fundamental contar com uma equipe de reparos e suporte bem preparada e pronta para agir. Isso com a finalidade de garantir maior controle sobre a produção, já que ela não deve parar devido à ausência de equipamentos funcionando.
Contudo, ainda é comum o ciclo produtivo sofrer interrupções devido a equipamentos quebrados. Comparando os custos envolvidos, sai muito mais barato para qualquer empresa manter uma equipe interna de reparos e suporte que arcar com as consequências de equipamentos quebrados, ciclo de produção estagnado, atrasos na entrega de produtos e serviços, ordens de serviços que não são cumpridas e, como é inevitável nesses casos, insatisfação dos clientes.
Uma equipe interna, além de agilizar as manutenções, tende a ser mais barata, não sendo necessário ir buscar lá fora profissionais habilitados para o conserto dos equipamentos específicos.
A importância de uma equipe de reparos se revela ainda na padronização dos procedimentos. Essa padronização consiste em uma lista que descreve cada etapa de manutenção e o tempo necessário para efetuá-las. Só assim, é possível manter o ciclo produtivo sempre no mesmo ritmo e respeitar prazos, estipulando um máximo de tempo aceitável para que os equipamentos fiquem sem funcionar.
Os sistemas elétricos, mecânicos e eletrônicos são os mais importantes para que a empresa mantenha controle sobre a produção. Eles devem ser fiscalizados pela equipe de manutenção de reparos e suporte regularmente.
A padronização dos procedimentos oferece inúmeros benefícios para a empresa, como:
Já ficou bem clara a importância de uma equipe de reparos e suporte dentro da empresa, pois, assim, ela evita consequências bem onerosas, como: perda definitiva (ou temporária) de equipamentos essenciais para a produção; produtos e serviços entregues com atraso — o que atrapalha o bom relacionamento com o cliente; acúmulo de tarefas e sobrecarga na produção; pagamento mais alto aos colaboradores, considerando que eles ficam ociosos devido à falta de equipamentos e porque será preciso fazer horas-extras para recuperar os atrasos.
Agora que você conhece a importância de uma equipe de reparo em sua empresa, ficou com alguma dúvida sobre o tema? Já tem uma equipe de manutenção sempre a postos em sua empresa? Deixe sua resposta em nosso comentário, assim poderemos ajudá-lo.
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL