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16/01/19 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Nos últimos anos, a relação entre consumidores e empresas mudou muito. Se antigamente o cliente tinha poucas opções, sendo necessário que ele se adaptasse às exigências de cada marca, atualmente as posições se inverteram. Agora, são as empresas que precisam encontrar formas de atrair e manter o cliente, que possui inúmeras alternativas para adquirir aquilo que lhe interessa.
Quer entender melhor essa relação? Então, acompanhe o post e saiba mais!
Manter um cadastro de clientes atualizado, com informações precisas e bem organizado, é essencial para qualquer empresa, independentemente do ramo de atuação. Abaixo, veja alguns benefícios que essa prática pode trazer ao seu negócio.
O cadastro de clientes é o primeiro passo para que você tenha em mãos um bom número de informações qualificadas na sua base. Dados como nome completo, últimas compras realizadas, contatos feitos por sua equipe e muitos outros são úteis para que você consiga se manter próximo dessas pessoas — e assim preservar a marca do seu negócio bem viva na lembrança dos consumidores.
O cadastro deve ser construído a partir do primeiro contato com um cliente. Caso você trabalhe com aluguel de máquinas, por exemplo, a partir do momento em que houver o interesse por algum de seus produtos, é preciso registrar todo o passo a passo da negociação.
Mas o cadastro não deve ficar só nessa etapa. Todos os movimentos, tanto do cliente quanto da sua equipe comercial, devem ser registrados. Com isso, cada vez que seus vendedores fizerem contato com o cliente, terão em mãos informações atualizadas sobre as preferências dele, podendo fazer ofertas mais certeiras e personalizadas.
A importância do cadastro de clientes vai além do momento da venda. Todo o atendimento pode ser permeado pela utilização das informações estratégicas, inclusive após o fechamento da negociação.
O pós-venda tem crescido muito no mercado, justamente porque as empresas vêm percebendo que os clientes exigem tratamento de qualidade durante todo o tempo.
Assim, trabalhar o pós-venda significa manter contato constante com o cliente, interessar-se por sua experiência com o produto, saber suas sugestões de melhoria, enfim, aproximar-se do cliente não apenas quando se quer vender algo. Esse tipo de relacionamento garante uma boa imagem para a sua empresa e sucesso em negociações futuras.
Quando o trabalho de cadastro é bem efetuado, os gestores conseguem ter mais informações de qualidade sobre as pessoas que formam seu público-alvo. Isso significa entender melhor os hábitos de compra, os produtos ou serviços que têm maior demanda, as preferências em relação ao pagamento etc.
De posse desses dados, é possível pensar em maneiras de fidelizar os clientes, oferecendo soluções, produtos, brindes e outras vantagens que façam sentido para as preferências dos seus consumidores e melhorem o relacionamento com eles.
Além disso, com essa informação elaborada será mais fácil para seus vendedores compreenderem o comportamento de compra dos seus consumidores e, assim, oferecerem um atendimento preciso, que também ajude a encantar e fidelizar.
Esse registro também é fundamental para otimizar a vida financeira da sua empresa. Afinal, a partir dele, você conseguirá mapear todos os prazos e as formas de pagamento, identificando rapidamente quando a data de recebimento estiver próxima e tomando medidas para evitar os atrasos.
É possível, por exemplo, usar a tecnologia de modo a disparar e-mails automáticos aos seus clientes lembrando-os que a data de determinado pagamento está se aproximando, além de monitorar quais consumidores costumam atrasar o pagamento, pensando em medidas efetivas para reverter essa situação.
Se você conhece muito bem quem forma o seu público, é mais fácil pensar em maneiras adequadas de fazer sua publicidade e seu marketing, focando as ações nas características dessas pessoas e aumentando a atratividade do seu negócio.
Quem não tem ideia do perfil dos seus clientes ou trabalha no “achismo” pode acabar investindo alto em campanhas e canais que não são eficientes, e, dessa forma, não ver retorno desse dinheiro. O cadastro de clientes ainda ajuda a monitorar o nível de recompra, ou seja, acompanhar aquelas pessoas que deixaram de fazer negócio com você e pensar em medidas de retomar essa parceria.
Conhecer bem a base de clientes também ajuda os gestores a investir melhor. Isso porque será mais fácil detectar de antemão quais são os pontos fortes e fracos que precisam ser melhorados nesse relacionamento e assim promover ações eficientes.
Por exemplo: é possível reduzir os custos com envio de mala direta a clientes que não residem mais no mesmo endereço, com ações de marketing para um público diferente do seu, com ligações para clientes que não honram os pagamentos e assim por diante.
Quais são os reais motivos que fazem seus clientes comprarem de você e não da concorrência? Entender esse ponto ajuda a compreender melhor os diferenciais do seu negócio e focar neles nas suas promoções.
Novamente, uma boa base de dados é capaz de ajudar, já que é possível segmentar os consumidores por diversos critérios e desenvolver soluções específicas para cada perfil, inclusive com promoções mais atrativas.
Já está convencido da importância do cadastro de clientes para a sua empresa? Pois saiba que para conseguir todos esses benefícios a principal dica é investir em tecnologia.
Isso porque a qualidade do seu cadastro de clientes depende da riqueza de informações que você obtém para recheá-lo. Mas, sem uma tecnologia adequada, o que seria uma solução pode se tornar um problema.
Atualmente, você pode encontrar softwares de gestão que não apenas facilitam a coleta de dados, como também os mantêm organizados e prontos para consultas constantes. A tecnologia permite que você monte um CRM (Customer Relationship Management) particular, com informações qualificadas e pronto para auxiliar na tomada de decisões.
Procure uma solução que seja aderente ao perfil da sua empresa e qualifique o relacionamento com seus clientes. E, claro, use essa solução adequadamente: incluindo informações relevantes e acompanhando todas as etapas de relacionamento com seus consumidores.
Como você viu, a importância do cadastro de clientes é enorme para qualquer tipo de empresa, independentemente do ramo ou do tamanho, afinal é imperativo melhorar esse relacionamento e oferecer soluções, produtos e atendimento diferenciados a essas pessoas.
Gostou deste conteúdo? Aproveite que está por aqui, saiba mais sobre como facilitar o acompanhamento do pedido e otimize ainda mais a sua gestão!
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