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8/05/17 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Agilizar propostas comerciais é uma meta dos gestores que pode melhorar a taxa de vendas de seu time comercial, otimizar o tempo de trabalho, incentivar o uso da tecnologia no dia a dia e ainda apoiar as tomadas de decisões gerenciais.
Mas qual seria a melhor forma de obter esses ganhos, sem correr o risco de enviar informações erradas para clientes que já estão nos momentos finais do processo comercial? É possível fazer isso sem precisar consultar ou preencher planilhas, editar textos, alterar imagens ou qualquer trabalho que gaste muito tempo dos seus vendedores?
Neste post, você entenderá como agilizar propostas comerciais em 3 passos, sem correr riscos. Confira!
Toda proposta contém itens únicos. Por exemplo, os valores dos aluguéis dos equipamentos, o local em que serão usados, o período da locação e os nomes dos responsáveis pela negociação. Algumas empresas chegam a inserir o logo do cliente para personalizar ainda mais suas propostas.
Quanto mais itens exclusivos, maiores serão as chances de criar empatia com o potencial cliente. Por outro lado, se sua empresa confecciona manualmente suas propostas, menores serão suas condições de agilizar esse processo e ter um bom resultado.
A tarefa desta etapa é analisar quais são as informações que dependem da sua negociação com o lead para ser preenchida na proposta. Se possível, indique o tipo de informação. Por exemplo, se é um texto, um valor monetário, uma data ou tabela.
Informações comuns são aquelas que não se alteram a cada nova proposta. Os exemplos mais comuns são: apresentação de sua empresa e de seus diferenciais, coberturas inclusas na contratação, contatos e métodos de atendimento para possíveis manutenções, entre outras.
Neste segundo passo, você deve criar um modelo de proposta que contenha todas as informações comuns e indique as lacunas que precisam ser preenchidas com as informações únicas.
Esta simples atitude já poderia agilizar a confecção de propostas comerciais, pois criaria um processo padrão. Contudo, sua empresa ainda correria o risco de perder vendas por falta de cuidado dos representantes comerciais ao preencher as informações exclusivas.
Sendo assim, a solução está na automação do preenchimento e envio das propostas.
Você sabia que 71% dos vendedores dizem gastar muito tempo atualizando informações nos softwares de gestão de suas empresas e que poucos dados são reaproveitados em suas tarefas?
Outra pesquisa mostra que em média, 2/3 do tempo dos vendedores é gasto em atividades pouco relacionadas ao ato de vender, como preencher documentos, planilhas e enviar ordens de compra para o financeiro.
Utilizar um bom sistema de gestão empresarial é indispensável para os gestores que querem aumentar a eficiência de seus departamentos, reduzir custos e dar um significado para cada dado solicitado pelo sistema.
Por exemplo, um bom sistema permite personalizar o modelo de proposta a ser enviado e criar campos no cadastro de clientes que complete automaticamente as informações exclusivas de cada proposta.
Uma vantagem extra é acompanhar o status de cada proposta ou controlar os contratos vigentes para enviar ofertas de renovação de locações, quando estiverem próximos do término.
Por isso, agilizar propostas comerciais depende da execução das tarefas de definição de templates e mapeamento das informações únicas de cada cliente processo comercial. Contudo, para otimizar as atividades dos vendedores é fundamental contar com um bom sistema de gestão.
Agora que você já sabe como agilizar propostas comerciais, entre em contato conosco e conheça como o SAM pode ajudá-lo nesta e em muitas outras atividades de sua empresa! Basta acessar preencher o formulário de nossa página!
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