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17/03/17 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
No caminho do trabalho para casa, em um passeio de final de semana, durante as férias… Comece a listar quantas novidades você viu nos últimos meses. Um aplicativo que serve como método anticoncepcional, um novo tipo de isolante térmico, um metal mais leve com aplicação industrial, uma nova maneira de vender comida, etc. Observar todas essas opções pode ajudar a identificar tendências de mercado.
Mas como saber se determinada iniciativa pode realmente ser considerada uma tendência de mercado e transformada em um processo ou serviço inovador? É exatamente sobre isso que vamos falar agora. Continue a leitura!
Muitas tendências podem nascer a partir de certos modismos, mas moda é muito diferente de tendência mercadológica. As tendências de mercado geralmente surgem em contextos específicos e propõem a solução para algum problema ou situação.
Elas trazem soluções inovadoras, que podem ou não envolver tecnologia e geralmente são embasadas por números e pesquisas. A moda, por outro lado, pode surgir a partir de um personagem de uma novela, por exemplo.
Muitas tendências de mercado começam em outros países e por lá ficam. Isso acontece em função de vários fatores: econômicos, culturais, políticos, entre outros. Quando a solução ultrapassa barreiras e chega ao seu “quintal”, é necessário observá-la.
Confira como os seus clientes estão se posicionando sobre o assunto. Observe a concorrência e também os seus fornecedores, afinal, ninguém lança sozinho uma tendência de mercado, existe toda uma necessária cadeia produtiva.
O usuário ou cliente é quem bate o martelo sobre produtos inovadores que pretendem se firmar como tendências de mercado. Ter iniciativas voltadas para captar o comportamento e a experiência do usuário é muito importante.
É preciso ter sensibilidade para perceber o que está mudando no processo, quais são as novas necessidades, angústias e medos do seu cliente. Não dá para fazer isso sem estar muito próximo a ele.
Depois de mapear essas necessidades, juntar as informações do mercado e estudar o contexto de forma em geral, é hora de se fazer uma pergunta: a minha empresa consegue aproveitar essa tendência de mercado e inovar? A partir da resposta, é preciso pensar em investimentos.
Para inovar a partir de uma tendência de mercado não basta aproveitar os bons ventos de determinada solução. É preciso agregar algo que só a sua empresa pode oferecer.
Se você propõe o que todos estão fazendo, não está aproveitamento realmente o potencial de uma tendência. Aproveite a ideia e aprimore, pense em algo a mais e ofereça um plus ao seu usuário.
Com a sua decisão tomada e o planejamento feito, comece a implantá-lo aos poucos, inicie com um piloto e faça testes de viabilidade. Ajuste o que for preciso e prepare a sua equipe para lidar com a mudança.
Deixe claro que qualquer mudança leva um tempo para adaptação e motive seus colaboradores. Siga firme e aposte no melhor resultado possível!
Você se considera pronto para identificar tendências de mercado e adotar a inovação como prática? Conte-nos por meio dos comentários como pretende começar!
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