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16/04/20 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Na hora de planejar seus negócios, é importante saber quanto você espera receber, quais demandas devem surgir, definir como se preparar para isso e montar um controle de ordens de serviço. Porém, muitos gestores acabam apenas conduzindo os processos de rotina sem se preocupar muito com esses aspectos, apenas para ter várias dificuldades administrativas depois. Para evitar esse tipo de erro, é importante investir em outros processos, como a previsão de demanda na sua empresa.
Esse é um conceito bem básico para muitos negócios, mas que não é tão fácil de aplicar. Para te ajudar a não cair em nenhuma armadilha, vamos explicar melhor o que esse conceito significa, sua importância e como ele pode ser colocado em prática. Acompanhe.
Como o próprio nome já diz, é um conjunto de práticas que ajuda a prever qual será a demanda do público por um produto específico, o que permite estimar quantas vendas você deve fechar nesse período. Por exemplo, você pode estimar o volume de locação de maquinário para os próximos meses.
Apesar de serem conceitos parecidos, ela não é a mesma coisa que a previsão de vendas. A primeira estima quanto o público irá buscar a mercadoria, enquanto a segunda é direcionada à receita esperada para essas vendas.
A principal utilidade da previsão de demanda é contribuir com o seu planejamento de estoque. Um negócio que tem mercadoria em excesso também possui mais gastos que o necessário. Por outro lado, falta de produtos significa que há oportunidades de venda sendo perdidas. O ideal é conseguir um volume tão próximo da demanda quanto possível.
Para esclarecer melhor como fazer essa previsão, separamos aqui alguns passos que você pode seguir. Confira:
Antes de fazer estimativas, você deve definir algumas metas básicas. Coisas como: qual produto avaliar; o período da sua avaliação; quando essa análise deve ser concluída etc. Isso ajudará a guiar o seu trabalho na direção certa.
Existem diversas maneiras de promover a previsão de demanda, sendo que cada um tem suas vantagens e desvantagens. Para prosseguir, você deve analisar essas possibilidades e determinar quais deles são mais adequados para alcançar seus objetivos, estruturando sua metodologia ao longo do caminho.
É nesse ponto que você começa a falar com o público e buscar os dados necessários para fazer suas previsões. O tipo de informação aqui dependerá do método escolhido, mas você pode procurar dados falando diretamente com seus clientes, avaliando mudanças de mercado, realizando pesquisas, através do atendimento de suporte etc.
Finalizando, é hora de reunir as informações e fazer suas estimativas. É aqui que você define a demanda esperada e como a empresa irá se preparar para atendê-la melhor nesse próximo período.
Agora que você entende melhor o que é a previsão de demanda e qual é sua importância, é hora de aplicá-la em sua empresa. Um pouco mais de informação é sempre útil na hora de tomar decisões, especialmente no planejamento de estoque.
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