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16/10/17 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Os procedimentos de cobrança dentro das empresas podem ser exaustivos, especialmente quando é preciso lidar com a inadimplência. Além de desgastar a relação comercial entre as duas companhias, o atraso ou falta de pagamento pode levar a verdadeiros transtornos financeiros para a empresa responsável pela venda ou prestação de serviços.
Neste post, você verá dicas de como evitar a inadimplência e como é possível enfrentar os problemas financeiros provenientes da falta de pagamento. Continue com a leitura!
Existe uma série de cuidados que a empresa pode tomar antes de assinar o contrato com a contratante. Tais procedimentos reduzem o risco de sofrer com as cobranças:
Consultar as informações de crédito de uma empresa é uma forma eficaz de diminuir a possibilidade de sofrer inadimplência. Assim, é possível afastar os maus pagadores antes mesmo de fechar um novo contrato.
Os serviços de consulta de crédito costumam ser cobrados mensalmente, mas a empresa também pode fazer um único pagamento para cada pesquisa.
Outra forma de evitar problemas com as cobranças é realizando uma breve pesquisa do histórico comercial da contratante. Consultar a Junta Comercial, pesquisar informações sobre a empresa em veículos de comunicação e até mesmo conversar com outros parceiros comerciais são algumas formas de conhecer melhor a reputação da companhia.
Uma maneira de evitar prejuízos com empresas é exigindo um pagamento adiantado pela compra ou prestação de serviços, podendo ser tanto total quanto parcial. Assim, será possível entender o comportamento da empresa em relação às cobranças e antecipar possíveis transtornos.
Mesmo com todos os cuidados, enfrentar problemas de cobrança é um cenário inevitável dentro de qualquer companhia. Por isso, é importante que a empresa esteja preparada para a inadimplência e adote algumas medidas para atenuar os prejuízos.
Os processos de cobrança podem contribuir significativamente para receber os pagamentos atrasados e manter os demais em dia. Procure emitir as cobranças com pelo menos 10 dias de antecedência e enviar notificações à medida que a data do pagamento se aproxima. Em caso de atrasos, emita mais uma notificação alertando sobre as consequências da falta de pagamento. Ao fechar cerca de 10 dias de atraso, é interessante fazer uma ligação para o setor responsável para tentar negociar a dívida.
Propor facilidades de pagamento é outra forma eficiente de agilizar ao menos uma parte da pendência. Para isso, a empresa pode tentar negociar um parcelamento da dívida ou outras formas de pagamento, como cartão de crédito ou cheque.
Ter um sistema de gestão para administrar as cobranças é essencial dentro de qualquer empresa. Assim, é possível identificar as empresas inadimplentes e elaborar um plano de cobrança efetivo, incluindo todas as datas de pagamento, atrasos, multas, incidência de juros e outras informações relevantes a respeito do status de cobrança dos clientes.
Lidar com a inadimplência é um problema recorrente dentro de muitas empresas. Porém, ao adotar os procedimentos listados, é possível reduzir o impacto provocado pelo atraso ou falta de pagamento.
Agora que você já sabe o que fazer em casos de inadimplência, que tal conferir o nosso post que explica por que é importante ter um controle de contas a receber?
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