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15/04/20 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Em qualquer negócio, é importante conseguir tirar o maior proveito possível do seu tempo e dos recursos disponíveis. Isso inclui tanto a elaboração de processos mais eficientes quanto a criação de de um time mais produtivo e eficaz. Porém, para garantir que tudo saia conforme o planejado, você precisa medir a produtividade da sua equipe.
Acompanhar de perto o desempenho do seu time é uma tarefa fundamental, que ajuda a identificar pontos fracos em seus processos e promover mudanças, melhorando a qualidade do serviço e aumentando rentabilidade. Porém, se não houver uma boa metodologia para esse acompanhamento, você corre o risco de tirar conclusões incorretas e tomar decisões equivocadas.
Para evitar que cometa esse tipo de erro, listamos as 5 melhores práticas para implementar na hora de medir a produtividade da sua equipe. Confira!
É mais desafiador acompanhar e medir o desempenho em empresas com um número grande de colaboradores que atuam em diferentes áreas. Sendo assim, o melhor a fazer é segmentar essas equipes, usando critérios distintos para avaliar cada uma delas.
Isso ajuda a focar um pouco mais suas observações e facilita a escolha dos seus critérios de avaliação. Sem falar que, em muitos casos, diferentes setores não podem ser mensurados com o emprego do mesmo sistema.
Para medir a produtividade em qualquer trabalho, você precisa de um critério bem definido, de preferência, um indicador que possa ser medido e numerado. Estamos falando de fatores como o tempo de trabalho, índice de satisfação do cliente, taxa de reclamações etc. Sem isso, não é possível fazer uma análise confiável.
Depois de definir seus indicadores, você deve medi-los e compará-los ao longo do tempo. Só assim poderá confirmar o desempenho da equipe e avaliar mudanças que precisam ser feitas em seus processos.
Outro ponto importante é que para avaliar o sucesso de uma equipe, é necessário explicitar o que significa “sucesso” para a empresa. Para isso servem as metas de desempenho dentro de um negócio.
Com base em algumas análises, você pode estimar os resultados esperados e estabelecer metas, as quais podem ser usadas para fazer uma avaliação de desempenho mais aprofundada. Além disso, é importante ajustá-las de acordo com os rendimento alcançado.
O benchmarking é um estudo feito sobre empresas externas, ou seja, é uma avaliação de um aspecto dos seus concorrentes para determinar qual o padrão do mercado. Você pode recorrer a essa metodologia para medir a produtividade das equipes de outros negócios. Os resultados devem sempre ser avaliados com cuidado, mas, em geral, eles oferecem um bom parâmetro para elaboração de suas metas.
Por fim, saiba que a tecnologia é fundamental para mensurar resultados. Com o auxílio de um sistema de gestão adequado, é possível acompanhar o progresso de cada equipe com mais rapidez e eficiência, gerando relatórios automaticamente e promovendo a análise de dados relevantes.
Com essas dicas, você já pode começar a medir a produtividade da sua equipe com mais precisão e agilidade. Lembre-se de que investir em ferramentas de mensuração é um aspecto importante para aprimorar seus processos com base nos resultados coletados. A tecnologia, portanto, é uma forte aliada nessa tarefa.
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