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7/12/18 | Logística | Nenhum comentário
Para obter destaque em seu mercado de atuação, as empresas precisam constantemente inovar os seus processos e melhorar a sua eficiência. Em um cenário cada vez mais competitivo como o de hoje, a gestão eficiente de toda a sua cadeia logística é primordial.
Essa competição severa não é restrita a determinados nichos. Ao contrário: é algo comum aos diferentes mercados. A globalização, o avanço tecnológico e a mudança do comportamento do consumidor impõem mudanças abruptas aos mercados e exigem dos seus atores uma desempenho superior.
Dentro desse contexto local e, ao mesmo tempo, global, uma gestão logística eficiente e eficaz representa vantagem competitiva. As empresas que conseguem alinhar sua produção e o fluxo de suprimentos com fornecedores, ao mesmo tempo em que otimizam e integram essa gestão segundo a demanda, são as que têm maior probabilidade de êxito em longo prazo.
São muitas as definições, algumas abrangentes e outras mais restritas. De maneira geral, podemos conceituá-la como o ciclo total de produção e entrega de um determinado bem. Esse processo envolve os fluxos integrados de insumos de produção, serviços financeiros, informação e transporte, com o intuito de satisfazer uma demanda.
É importante destacar quais os principais atores envolvidos nessa dinâmica de insumos e mercadorias. São eles:
O gerenciamento da cadeia logística deve ser umas das atividades mais importantes de qualquer gestor, pois é por meio dela que serão supridas as necessidades dos clientes. Portanto, essa tarefa não pode ser feita de qualquer maneira, já que impacta diretamente a experiência do consumidor ao adquirir o produto com a sua empresa.
Erros logísticos acarretam malefícios, como o desperdício de recursos financeiros, retrabalhos e perda de produtividade, e desgastam sua credibilidade junto ao seu público, impactando diretamente os níveis de satisfação e fidelização. Vamos ver como superá-los para organizar sua cadeia logística:
Um erro muito comum é não realizar os ajustes necessários entre a logística e a demanda presentes em um mercado. É a demanda quem deve determinar, por exemplo, qual o nível de estoque adotado em um determinado período.
A cadeia logística existe apenas para servir a essa demanda, e não o contrário. As vendas, as encomendas os contratos são estabelecidos conforme a demanda, e é por meio dela que se devem pautar as ações.
Conforme as informações de saída de produtos variam, é possível determinar se um produto apresenta um giro maior ou menor e, assim, também aumentar ou diminuir a sua quantidade no estoque ou o seu nível de produção.
O setor logístico representa um dos maiores custos de uma empresa, pois envolve gastos com transporte, combustível e cadeia reversa, por exemplo. Logo, é necessário assumir um controle rigoroso de custos associado à monitoria constante de pontos de melhora e eficientização.
O cuidado com erros logísticos também é importante devido ao seu impacto em outras áreas de uma organização, que pode afetar todo o seu processo produtivo, as decisões de compra de materiais e as estratégias comerciais adotadas.
Outro erro comum é encarar a cadeia logística como uma estrutura rígida. Como já dissemos, os processos logísticos são integrados, ou seja, o que acontece em um ponto acarreta resultados em outro.
Com essa visão em mente, a abordagem mais correta é considerar o setor logístico como uma estrutura fluida e sensível à variação de demanda. A gestão de compras, estratégias de comercialização e política de estoque depende dessas variáveis e, portanto, deve estar subordinada a elas, tornando mais rápida uma resposta por parte da empresa.
Até aqui, podemos observar a importância da gestão da cadeia logística. É essencial que os erros de planejamento e controle sejam evitados, para garantir vantagem competitiva. Quer saber mais sobre as inovações presentes no universo logístico? Descubra agora o que é logística 4.0 e quais os benefícios que ela traz a uma empresa!
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