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12/09/18 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Para se manter competitiva em seu mercado de atuação e sobreviver ao longo do tempo, é fundamental para a empresa saber identificar, criar e explorar um número maior de oportunidades de negócios, de maneira que consigam desenvolver continuamente novos diferenciais e vantagens.
Em um ambiente cada vez mais concorrente, só consegue resistir a longo prazo aquelas companhias que não se acomodam em suas posições de liderança ou em processos considerados como consolidados, pois um modelo de negócio que funciona até então, não é garantia de perpetuidade.
Cientes da sua necessidade e importância, vamos apresentar a seguir 3 dicas objetivas para estimular a descoberta de novas oportunidades que permitirão à sua empresa alavancar as vendas e se manter lucrativa.
Este item é importante uma vez que as oportunidades não estão presentes apenas fora da organização. Na verdade, o potencial da sua carteira de clientes atual é muito maior do que o imaginado e é geralmente mal aproveitado por muitos empreendedores.
A aquisição de novos consumidores custa em média de 5 a 7 vezes mais, comparada ao Investimento em fidelização. Para além do custo, ainda adquirimos outras vantagens nesse processo.
Clientes fidelizados são mais propensos a recomendar os produtos e os serviços de sua empresa a outras pessoas, além de realizarem compras de maneira mais recorrente.
Outro dado importante é a sua contribuição para os resultados financeiros do seu negócio, pois são responsáveis pela maior parte do faturamento. Observando esse cenário fica fácil perceber a enorme oportunidade ao se desenvolver ações de fidelização.
Existem inúmeras opções de baixo custo no mercado e de fácil implantação, como os descontos por assiduidade, cartões de pontuação, brindes por recomendação de novos clientes etc.
O importante é lembrar que o consumidor assíduo deseja ser valorizado e recompensado por tal fidelidade. Afinal, clientes satisfeitos são o cerne de qualquer organização.
Novas oportunidades de negócios podem surgir ao focarmos em um conhecimento ainda maior dos consumidores. Para tanto, é necessário que a companhia mude a sua maneira de pensar.
Muitas empresas trabalham no intuito de empurrar a sua solução ao cliente a qualquer custo e deixam de pesquisar sobre os reais problemas e necessidades que são enfrentados pelo mesmo.
Reserve tempo e recursos para pesquisar o seu público-alvo. Descubra como pensam, o que sentem, como se comportam e quais as suas expectativas.
Baseado em seus resultados de pesquisa, invista também no desenvolvimento de novas soluções. Um mesmo problema pode ser resolvido de diferentes maneiras, e uma mesma necessidade pode apresentar várias soluções.
Compreender a dor do cliente sob ângulos distintos pode abrir as portas para a expansão do seu mix de produtos ou a oferta de novos serviços, complementando, assim, o seu faturamento.
Esta última dica pode parecer um pouco batida, mas não podemos deixar de reforçá-la, uma vez que ainda são poucas as empresas no Brasil que conseguem aproveitar todas as suas facilidades e o seu poder de alcance.
É um dado bem conhecido que o Brasil é um dos países onde mais se gasta tempo no acesso à internet, principalmente nas redes sociais.
Nessas redes, uma infinidade de informações é produzida, compartilhada e processada pelos usuários, e também é nelas que os potenciais clientes estão aprendendo e consumindo conteúdo.
Diante disso, nada melhor do que participar dessa conversa e estimular o processo de decisão do seu público-alvo para que este venha a se interessar pelos seus serviços.
Aqui o racional é servir de aio para o processo decisório de seu cliente e não simplesmente fazer propaganda ou compartilhar comerciais. A chave é construir relacionamentos duradouros e benéficos para ambas as partes, por meio da oferta de conteúdos de valor.
Essas são apenas algumas dicas sobre como aproveitar as oportunidades de negócios existentes dentro e fora das empresas, para que assim consigam se manter competitivas, vender mais e crescer. Não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!
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