Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
4/07/18 | Legislação | Nenhum comentário
No ramo da construção civil, sempre há riscos envolvidos no dia a dia de trabalho. Por isso, existem diversas normas e regulamentos para minimizar as chances de acidentes e garantir a segurança de todos no canteiro de obras. Entre elas, a NR18 é uma das mais proeminentes.
Se você já atua nessa área, pode estar familiarizado com algumas das normativas ― mesmo que apenas na prática. Porém, entendê-las a fundo é sempre importante para evitar problemas em seu canteiro de obras.
Acompanhe o post e entenda mais sobre essa norma a fim de melhorar a rotina da equipe!
A NR18 é um conjunto de regras que determinam como um ambiente da Indústria de Construção deve ser desenvolvido para que seja mais seguro. O conteúdo dessa norma é dividido em 39 capítulos e 4 anexos, o que facilita um pouco a leitura.
É bom lembrar que ela faz várias referências a normas anteriores. Sendo assim, você também deve conhecê-las. Por exemplo, a NR4 define como atividades da Indústria de Construção:
Confira os fatores que você não pode ignorar na norma:
De acordo com a NR18, antes mesmo de qualquer mobilização, é necessário ter alguns dados que devem ser registrados na Delegacia Regional do Trabalho. Tais informações são:
Os EPIs são outra parte fundamental do trabalho em qualquer ambiente de obra. Sem capacetes, roupas adequadas, botas e óculos para solda, os trabalhadores estarão expostos a muito mais riscos durante o dia a dia.
Diante disso, há diversas regulamentações sobre a qualidade e o tipo de equipamento de proteção utilizado. E, obviamente, a ausência desses itens é um problema grave na segurança. Além de ser uma infração, qualquer acidente tende a se tornar mais difícil de resolver, o que gera mais gastos e atrasa a obra.
A NR18 também é uma norma que garante a integridade física e psíquica dos colaboradores. Afinal, esse é um direito de todo colaborador, independentemente do ramo de ocupação.
Além da proteção individual, também há ênfase nos programas de saúde e métodos de prevenção de acidentes em diversos tipos de serviços da Indústria de Construção. Levando em conta que uma demolição apresenta processos de segurança bem diferentes de uma reforma, essa norma também tem capítulos separados para cada uma.
Por fim, é importante lembrar que essas ações não são mera burocracia. Elas também servem aos interesses da construtora e para satisfazer o cliente final, pois os trabalhadores são mais produtivos quando estão saudáveis e se sentem devidamente valorizados.
Com essas informações, você já entende melhor o que é a NR18 e qual é sua importância. Então, aproveite para compartilhar o que aprendeu aqui em suas redes sociais, ajudando outras pessoas a tornar o canteiro de obras mais seguro e produtivo!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL