Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
22/06/18 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Em tempos de crise, realizar a gestão financeira da empresa técnica e eficientemente garantirá não apenas lucros como também sua própria sobrevivência no mercado. Diante disso, recursos disponíveis, despesas, aquisição e manutenção de equipamentos, controle de funcionários e pagamentos de impostos estão entre os aspectos que devem ser analisados ao gerenciar o planejamento financeiro.
Sabendo da importância de uma gestão financeira de qualidade para o sucesso da sua empresa, preparamos este artigo com 4 dicas simples para auxiliar você nesse processo. Leia e entenda melhor!
Para uma boa gestão financeira, as palavras de ordem são “organização” e “planejamento”. Assim, o primeiro passo é organizar seus documentos e contratos, colocando em planilha suas datas de pagamento e recebimento, além de detalhar seus gastos com funcionários e outras despesas funcionais, impostos, manutenção de equipamentos, bem como valores a serem recebidos.
Com controle sobre seus contratos, por exemplo, o administrador saberá quais estão próximos do fim, o que possibilitará antecipar uma proposta para renovação. Desse modo, ao ter esses dados em mãos, ficará mais fácil administrar seus recursos.
Como resultado, você poderá fazer o corte de gastos, novas contratações e aquisição de novos equipamentos, implementando o crescimento da empresa de maneira técnica e consciente.
No ramo de locação de equipamentos, há grande dificuldade em estabelecer valores. Para evitar prejuízos, chegar a um preço competitivo e ainda obter lucro, o gestor deve calcular basicamente:
Após tomar conhecimento dos dados acima, o gestor poderá calcular qual o custo da locação de cada equipamento. E, após uma pesquisa de mercado, terá parâmetros para estabelecer o lucro esperado e um preço capaz de competir com a concorrência.
Manter um controle rigoroso do fluxo de caixa pode garantir o crescimento da sua empresa e até mesmo a sua manutenção no mercado. Mas o que é fluxo de caixa? De maneira bem simplista, fluxo de caixa é o detalhamento periódico de entradas e saídas analisadas em um determinado período (semana, mês, ano…).
Mas por que esse controle é importante? Como sabemos, os negócios não têm um linear, ou seja, eles oscilam em períodos. Por exemplo: pode ocorrer de a empresa ter ganhos bem superiores aos seus gastos em um mês e o gestor adquirir novas máquinas.
Porém, como no mês seguinte os ganhos são previsivelmente menores em razão de um período de férias, além de haver impostos a pagar, a aquisição levará a empresa ao vermelho, mesmo feita em um período de lucro.
Por isso, isolados, dados de ganhos, perdas e custos são apenas uma ilusão de controle. Uma gestão financeira eficiente mantém rigoroso domínio do fluxo de caixa, pois analisa esses dados no contexto periódico da sazonalidade.
A administração financeira depende do controle de vários setores da empresa — desde o setor de Recursos Humanos, passando pelo Marketing, até o contrato final com clientes. Por isso, gerir todos esses campos da sua empresa se tornará mais fácil e eficiente se for implementado um software de qualidade, que consolide informações contratuais, de faturamento e de fluxo de caixa, ajudando a atingir os resultados desejados.
Como vimos, a gestão financeira da empresa não é uma tarefa simples, mas, com essas dicas práticas, o gestor conseguirá desenvolver suas atividades de maneira mais segura com atitudes efetivas, obtendo melhores lucros e um crescimento sólido para sua empresa.
E aí, leitor? Gostou das dicas de como melhorar a gestão financeira da sua empresa? Se quiser conhecer um sistema informatizado completo para facilitar seu dia a dia, entre em contato com a SAME e solicite hoje mesmo uma demonstração do nosso software de gestão global para empresas!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL