Como fidelizar clientes? Conheça 4 estratégias infalíveis

Como fidelizar clientes? Conheça 4 estratégias infalíveis

Você sabe dizer qual é o bem mais precioso de uma empresa? Independentemente de seu porte ou setor de atuação no mercado, sem dúvidas, sua maior riqueza é o cliente fel, não é verdade?

Afinal, clientes fidelizados não somente ajudam a movimentar o fluxo de caixa da empresa, como também são divulgadores da marca: um consumidor satisfeito com um determinado produto ou serviço o indica para seus amigos e parentes.

Por isso, no artigo de hoje, reunimos algumas estratégias infalíveis para fidelizar clientes e aumentar a rentabilidade de seu negócio. Continue a leitura para conferir!

1. Atenda de maneira diferenciada

Por mais inovador que seja o seu produto ou serviço, certamente, ele tem que enfrentar um considerável número de concorrentes. Por isso, é importante que sua empresa tenha um diferencial para se destacar das demais.

Um atendimento de qualidade focado no bem-estar do cliente pode ser considerado um diferencial de mercado, já que ele é o único recurso de sua empresa que não pode ser copiado pela concorrência, não é mesmo?

Entenda que atendimento de qualidade é uma forma de atender o cliente como ele gostaria de ser atendido. Para isso, é importante:

  • não insistir em vender o produto que a empresa acha melhor;
  • captar os aspectos de personalidade que o cliente está demonstrando;
  • ofertar algo que adeque-se às suas necessidades e preferências.

Além disso, evite a tradicional abordagem agressiva em que o cliente acaba comprando por ser pressionado pelo vendedor, pois esta não é uma forma de fidelizar clientes.

2. Oferte um produto de qualidade

Como citamos no tópico anterior, um atendimento de qualidade pode ser uma estratégia definitiva na hora de fidelizar clientes, mas se o produto ou serviço ofertado pela empresa não for de qualidade dificilmente seus compradores voltarão a consumi-lo.

Portanto, produtos de qualidade aliados a um atendimento diferenciado podem tornar sua empresa muito mais competitiva, além de garantir uma ótima posição entre seus concorrentes e conquistar os consumidores.

3. Surpreenda seus clientes

Segundo o método de otimização de vendas chamado “Modelo de Kano”, quando uma empresa entrega ao seu cliente mais do que ele esperava, é gerado um nível de satisfação muito maior do que se apenas o prometido tivesse sido entregue.

Mas como implementar este método em seu modelo de negócio de forma viável?

  • entregue o produto antes do prazo combinado;
  • envie um brinde junto com a entrega;
  • oferte vales-desconto;
  • ofereça frete grátis quando possível.

Considere isso um investimento e não um custo, já que este tipo de estratégia é eficiente para fidelizar clientes, fazendo-os comprar com sua empresa diversas vezes no futuro.

4. Mantenha um controle dos clientes

Aproveite os benefícios que a tecnologia tem a oferecer ao seu negócio como uma ferramenta de CRM que oferece recursos de gerenciamento avançado em que você pode cadastrar informações como:

  • nome, endereço, e-mail e contatos telefônicos;
  • data de aniversário — para enviar um vale-desconto por e-mail como um presente de aniversário;
  • quais e quantos itens foram comprados — para conhecer suas preferências e otimizar suas recomendações;
  • valor que já foi consumido — para descobrir o índice de rentabilidade de cada cliente.

O importante é controlar as informações mais relevantes sobre os clientes e suas compras na empresa para otimizar as estratégias e ações de vendas e marketing.

Como você pôde conferir, investir na qualidade do produto, ter um registro de informações relevantes, oferecer um atendimento diferenciado e ofertar mais do que o cliente já está esperando são estratégias infalíveis para fidelizar clientes.

Achou o nosso conteúdo útil? Então confira também a importância da agilidade no atendimento ao cliente.

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