Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
6/10/16 | Manutenção de Equipamentos | Nenhum comentário
Máquinas de mineração, escavadeiras, retroescavadeiras máquinas utilizadas na construção civil, veículos de transporte de carga e diversos outros maquinários pesados utilizados nos mais diversos setores da economia são considerados máquinas robustas e de elevada vida útil. Infelizmente, muitos operadores e até mesmo empreiteiros e gestores de frota associam a robustez ao uso em condições precárias e a não necessidade de conservação.
Assim como qualquer outro tipo de máquina, os tratores, escavadeiras e outros veículos pesados carecem de cuidados que visam manter as condições de fábrica e a confiabilidade do seu uso.
Para ajudá-lo a cuidar melhor do seu maquinário pesado, separamos as melhores técnicas de conservação que você não pode deixar de seguir. Confira a seguir e veja como manter as máquinas em operação e evitar maiores problemas!
A segurança deve ser sempre a principal meta de qualquer pessoa ao desempenhar tarefas ou realizar serviços de qualquer natureza. Quando tratamos de maquinário pesado, não é diferente. É fundamental que todos os procedimentos de segurança sejam seguidos. Além de evitar acidentes, eles são imprescindíveis no cuidado de qualquer máquina.
Um acidente, mesmo que seja devido a um pequeno descuido e não cause nenhuma lesão à pessoa, pode levar a danos no equipamento e aumento dos custos de manutenção. Dessa forma, podemos dizer que seguir todas as normas e procedimentos de segurança também é uma ótima forma de conservar as máquinas e equipamentos.
Os funcionários com o tempo de serviço e o costume com o trabalho podem acabar operando as máquinas com maior brutalidade. Muitas vezes isso acontece com a melhor das intenções, simplesmente pela busca de maior eficiência no trabalho. Por isso, é importante lembrar que utilizar maquinário pesado com maior velocidade ou agressividade pode aumentar bastante o desgaste do equipamento e até mesmo levar a quebras.
Portanto, uma ótima forma de conservar as máquinas é proporcionando treinamento aos operadores. Assim, é possível ensinar os mais novos a maneira correta de operar o maquinário e evitar que os funcionários mais experientes acabem caindo em vícios errados.
Uma das principais técnicas de conservação é a manutenção preventiva. Essa prática consiste em diversas intervenções realizadas no maquinário em intervalos previamente determinados, ou de acordo com certas especificações do manual. Essas manutenções são programadas, sendo realizadas quando as máquinas não estão em operação e visando mantê-las operantes e em ótimo estado de conservação.
O principal objetivo da manutenção preventiva é reduzir a probabilidade de falhas ou o desgaste excessivo do equipamento. Nas intervenções, são substituídos componentes e itens de forma que a máquina não apresente problemas.
Quer manter o maquinário conservado e sempre pronto para o uso? Uma forma simples é através da locação das máquinas. Alugando o equipamento necessário para o trabalho, tem-se a garantia de que todo o maquinário disponibilizado estará em ótimo estado de conservação, com todas as manutenções em dia e totalmente pronto para o uso.
Não se esqueça: possuir máquinas bem conservadas é fundamental para que os trabalhos sejam executados de acordo com o programado e sem atrasos por falta de maquinário.
Aprovou as nossas dicas de técnicas de conservação de maquinário pesado? Conhece outras que deveriam ter sido citadas? Então não deixe de comentar e compartilhar conosco!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL