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14/12/16 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Principalmente em períodos de retração do mercado, como o que estamos vivendo, é importante recorrer a novas estratégias para diferenciar os seus produtos e serviços da concorrência. Reside aí a importância do marketing b2b, que tem ações específicas, por exemplo, para atrair clientes potenciais.
Você tem interesse em conhecer as boas práticas dessa área? Então continue lendo o post de hoje. Vamos mostrar quais iniciativas podem fazer a diferença no seu negócio.
A expressão b2b é usada para especificar as atividades de marketing business-to-business, ou seja, as ações dirigidas de empresas para empresas, que são diferentes das voltadas para o consumidor final (o marketing b2c).
No dia a dia, nem sempre as empresas da área de construção civil adotam as boas práticas de marketing e, com isso, podem perder oportunidades. As ações são importantes para ajudar a diferenciar os produtos e serviços da concorrência.
Entendido o conceito, vamos ver algumas iniciativas que podem ser adotadas para melhorar seu processo de captação de clientes:
Cuidar bem da sua comunicação é fundamental e este é um dos princípios básicos de qualquer ação de marketing, seja b2b ou b2c. Na área de negócios, lembre-se de que, com a internet, as possibilidades se multiplicaram.
Ter um site bem feito, por exemplo, é prioritário. Ele funciona como o cartão de visitas da empresa no ambiente digital. Mas além de apresentar sua marca, ele também tem outras funções importantes: pode ajudar na captação de e-mails de clientes (se você colocar algum tipo de formulário) e ser um canal de divulgação de assuntos do setor.
Usar o site para publicar notícias do segmento e da empresa faz com que sua marca seja reconhecida e vista como uma “autoridade”. Nem sempre nos damos conta de como isso é importante, mas saiba que somente o fato de já ter ouvido falar da sua empresa pode ser um diferencial importante para quem está buscando fornecedores.
O marketing boca a boca funciona bem para qualquer negócio. Todo mundo prefere comprar de alguém que foi indicado e, com o aumento da concorrência, isso se tornou ainda mais relevante.
Temos visto que, com a internet, esse tipo de estratégia foi amplificada. Hoje todos compartilham suas opiniões sobre produtos e serviços com um número maior de pessoas usando, por exemplo, as redes sociais.
As ações de marketing b2b podem explorar isso. O primeiro passo é administrar bem as redes sociais da empresa, mantendo-as atualizadas. É importante, também, não deixar ninguém sem resposta e incentivar a interação. Os conteúdos, claro, devem ter um foco profissional, uma vez que os seus contatos serão com pessoas que atuam no seu segmento de atuação.
A divulgação de seus produtos e serviços deve ser tratada com atenção. Para isso, é fundamental ter uma estratégia diferenciada, baseada na segmentação do seu público (com ações distintas para cada grupo) ou em ofertas especiais (levando em conta a necessidade de “giro” dos seus serviços).
É possível usar os canais digitais para promover as ações (como o próprio site ou uma campanha de e-mail marketing), mas estude com atenção se não é o caso de empregar também estratégias em outros ambientes.
Dependendo do seu ramo de atuação, a organização de algum evento, por exemplo, pode ajudar a melhorar o desempenho da sua área de vendas. É a oportunidade de oferecer um tratamento diferenciado ao cliente e de fazer uma apresentação mais dirigida dos diferenciais da sua empresa.
Como você deve ter percebido, hoje são muitas opções que podem ser usadas por quem está disposto a explorar melhor as boas práticas de marketing b2b. Para algumas atividades, pode ser preciso contratar serviços especializados, mas é possível fazer boas coisas internamente também.
Gostou do artigo? Tem dúvidas sobre como trabalhar seu marketing b2b? Deixe um comentário que vamos esclarecer suas dúvidas.
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