Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
4/09/17 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Existe uma grande preocupação com o desempenho financeiro da empresa. Esse tipo de controle é crucial para o sucesso de um negócio, haja vista que qualquer descuido pode causar prejuízos e uma gestão inadequada pode levar à falência.
Para isso, é feito o acompanhamento de diversos aspectos — como o capital de giro, lucratividade, margem de contribuição, rentabilidade, entre outros —, mas pouco se pensa na gestão de contratos quando se trata de obter ganhos em eficiência.
Falaremos melhor sobre o assunto — explicando do que se trata, a importância desse controle e como ele pode ser feito — no artigo de hoje. Continue acompanhando a leitura e saiba mais!
A gestão de contratos pode ser definida como a administração adequada e eficaz de todos os aspectos envolvidos nesse tipo de documentação. Em outras palavras, é o controle e acompanhamento de variáveis que vão desde os prazos definidos, até as cláusulas de garantias.
Quando se tem uma boa gestão de contratos, consegue-se entender melhor a complexidade dos documentos e fazer um controle mais efetivo. Além disso, é possível perceber benefícios como:
O controle de contratos requer planejamento e começa antes mesmo de uma negociação ser fechada com os parceiros de negócio. Para realizá-lo com maior eficiência, deve-se considerar 3 aspectos básicos.
A gestão de contratos inicia ainda no momento em que as cláusulas estão sendo definidas. Posteriormente, ela continua com a execução do que foi acordado e finaliza quando o contrato é encerrado.
Sendo assim, pode-se dizer que o trabalho começa no momento em que as condições estão sendo escritas, buscando a maior clareza possível. Além disso, é necessário assegurar que sua empresa terá capacidade de cumprir com os termos definidos.
Esta também é a fase de determinar as multas e penalidades por quebra e as garantias que cobrem os produtos e serviços.
Nesta etapa, é preciso buscar meios de acompanhar todos os documentos e garantir que o acordo não será quebrado ou saber quando é o momento de flexibilizar ou mudar algumas condições.
Para isso, deve-se organizar os documentos de forma que o acesso a eles seja fácil e ágil, o que pode ser feito por meio de digitalização ou arquivo em papel — desde que haja padronização no registro, simplificando a busca.
Os processos se tornam muito mais confiáveis quando são executados por um software. O uso da tecnologia ajuda a reduzir o índice de erros e retrabalhos, aumenta a produtividade, agiliza a execução das atividades, proporciona a redução de custos, entre outros benefícios.
Assim, é possível aprimorar a confecção de propostas e ainda perceber outras vantagens.
Como podemos ver, a gestão de contratos é essencial para alcançar bons resultados empresariais, envolvendo até mesmo o planejamento orçamentário e a redução de custos.
O que achou do artigo? Assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos sobre gestão empresarial em primeira mão!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL