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8/11/17 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Você sabe qual é o ativo mais valioso das empresas hoje em dia? Se você respondeu informação, parabéns! Quanto mais dados sobre o mercado e, principalmente, sobre seus clientes você tiver, maiores serão suas chances de sucesso no negócio. Por isso, manter um cadastro de clientes de qualidade deve ser a sua prioridade.
Nos últimos anos, a relação entre consumidores e empresas mudou muito. Se antigamente o cliente tinha poucas opções, sendo necessário que ele se adaptasse às exigências de cada marca, hoje em dia as posições se inverteram. São as empresas que precisam encontrar formas de atrair o cliente, que possui inúmeras alternativas para adquirir aquilo que lhe interessa.
O cadastro de clientes é o primeiro passo para que você tenha em mãos um bom número de informações qualificadas na sua base. Dados como nome completo, últimas compras realizadas, contatos realizados por sua equipe e muitos outros são úteis para que você esteja sempre mantendo uma necessária proximidade.
O cadastro deve ser construído a partir do primeiro contato com um cliente. Caso você trabalhe com aluguel de máquinas, por exemplo, a partir do momento em que haja o interesse por algum de seus produtos, é preciso registrar todo o passo a passo da negociação.
Mas o cadastro não deve ficar só nesse primeiro momento. Todos os movimentos, tanto do cliente quanto da sua equipe comercial, devem ser registrados.
Com isso, cada vez que seus vendedores contatarem o cliente, terão em mãos informações atualizadas sobre as suas preferências, podendo fazer ofertas mais certeiras e personalizadas.
A importância do cadastro de clientes vai além do momento da venda. Todo o atendimento pode ser permeado pela utilização das informações estratégicas, inclusive após o fechamento da negociação.
O pós-venda tem crescido muito no mercado, justamente porque as empresas vêm percebendo que os clientes exigem tratamento de qualidade durante todo o tempo.
Assim, trabalhar o pós-venda significa manter contato constante com o cliente, interessar-se por sua experiência com o produto, saber suas sugestões de melhoria. Enfim, aproximar-se do cliente não apenas quando se quer vender algo.
Esse tipo de relacionamento garante uma boa imagem para a sua empresa e sucesso em negociações futuras.
A qualidade do seu cadastro de clientes depende da riqueza de informações que você obtém para recheá-lo. Mas, sem uma tecnologia adequada, o que seria uma solução pode se tornar um problema.
Atualmente, você pode encontrar softwares de gestão que não apenas facilitam a coleta de dados, como os mantém organizados e prontos para consultas constantes. A tecnologia permite que você monte um CRM (Customer Relationship Management) particular, com informações qualificadas e pronto para auxiliar na tomada de decisões.
Procure uma solução que seja aderente ao perfil da sua empresa e qualifique o relacionamento com seus clientes!
Como você viu, o cadastro de clientes é uma ferramenta fundamental para o sucesso do seu negócio. Se tiver gostado deste post, então curta nossa página no Facebooke tenha acesso a muito mais conteúdos como este!
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