Telefone: (31) 98333-5365
- SAM | Locação de Equipamentos
29/01/18 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
O procedimento básico que sempre deve ser realizado antes de fechar negócio é o registro de um documento que evidencia tudo o que foi combinado, considerando os serviços contratados, como serão oferecidos, prazo de entrega, além dos direitos e deveres de ambas as partes envolvidas.
Essa tarefa está ligada ao sucesso de qualquer negociação e, por isso, é imprescindível que seja realizada com bastante atenção e responsabilidade.
Neste artigo, você entenderá o que é gestão de contratos e sua importância nas transações comerciais para gerar melhores resultados. Continue a leitura do conteúdo para conferir!
Também conhecida como administração contratual, a gestão de contratos é, basicamente, um acordo que abrange todo o planejamento para a realização do projeto — desde a seleção dos fornecedores, até a definição de um prazo de entrega e os valores acordados entre as partes envolvidas.
No caso de uma empresa que trabalha com serviços de locação de equipamentos, por exemplo, a gestão de contratos determinará as condições em que os produtos foram entregues, o período em que ficarão sob custódia da empresa contratante, dentre outros aspectos.
O objeto do contrato é o aspecto mais relevante de todo o processo, pois é parte principal e deve ser descrita com minuciosidade. Os detalhes precisam ser descriminados, já que é em torno dessas informações que todo o projeto deve girar.
Sem uma gestão de contratos eficiente, essa descrição pode ser vaga e gerar sérias complicações judiciais no futuro, invalidando os direitos ou qualquer possibilidade de defesa.
Certamente, um dos maiores erros no momento de formular um contrato é esquecer da definição de uma multa rescisória. Trata-se do valor que uma das partes envolvidas deve pagar à outra caso desista do serviço.
A quebra de contrato pode prejudicar financeiramente a empresa, portanto a multa rescisória tem o papel de “compensar” os valores.
Todo contrato bem gerenciado deve considerar casos extremos, prevendo, por exemplo, atrasos nos pagamentos. Por isso, deve-se estabelecer as alíquotas dos juros de mora.
Se a empresa não recebe o pagamento no período esperado, pode ser grandemente prejudicada, e é neste ponto que os juros de mora têm o papel de compensá-la de alguma maneira. Ignorá-los só deixará o empreendimento exposto a riscos financeiros.
Todas as obrigações das partes precisam ser dispostas de modo claro e objetivo no documento, já que elas têm o papel de esclarecer possíveis dúvidas que surgirão durante a execução do projeto. Não defini-las adequadamente pode causar problemas durante as etapas do processo.
Quando geridos correta e organizadamente, os contratos podem otimizar o uso do tempo — um dos recursos mais valiosos da empresa. Felizmente, hoje em dia os empreendimentos podem contar com softwares que fazem a centralização da gestão de contratos em servidores na nuvem.
A expiração de prazos gera desperdícios financeiros, pois acarreta lentidão no andamento do projeto em processos jurídicos onerosos, além de afetarem a rentabilidade de qualquer negócio.
Dado esse contexto, podemos afirmar que contar com processos ágeis e assertivos possibilita uma economia de dinheiro significativa, pois mantém os prazos e pagamentos em dia, evitando consequências negativas.
Em vez de adotar modelos de contratos preexistentes encontrados na internet, que podem deixar uma série de brechas nas entrelinhas, por que não contar com um eficiente sistema de gestão de contratos que seja adequado às necessidades da empresa e, ainda, garanta a proteção legal?
Como você pôde conferir no conteúdo de hoje, contar com um ERP de automação de processos e gerenciamento de dados pode tornar a sua gestão de contratos muito mais segura e descomplicada, otimizando a produtividade e economizando recursos do seu negócio.
Quer saber mais sobre como uma gestão de contratos eficiente pode melhorar os seus resultados? Então entre em contato com a gente para que possamos tirar suas dúvidas!
No comments yet.
RSS feed for comments on this post. TrackBack URL