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5/12/17 | Gestão de Empresas | Nenhum comentário
Administrar uma pequena ou média empresa exige muito mais conhecimento do que apenas exercer seu core business. Afinal, um negócio é bem mais complexo. Um ponto importante é que você tenha certas noções de contabilidade básicas, já que a gestão de uma empresa sempre envolve lidar com recursos de forma inteligente.
Vários bons profissionais começam o próprio negócio todos os anos, mas a maioria dessas empresas acaba fechando antes de seu primeiro aniversário. Tudo porque seu gestor não tinha o conhecimento básico de finanças. Para que você não caia nessa armadilha, trouxemos aqui 4 lições básicas sobre contabilidade que você deve sempre ter em mente no dia a dia. Confira:
Para manter uma empresa funcionando, é necessário adquirir um valor mínimo a cada mês, que equivale ao custo de suas funções. Esse valor é chamado de “capital de giro” e é uma das principais noções de contabilidade que você precisa conhecer para administrar seu negócio.
A principal utilidade dessa informação é entender qual faixa de faturamento você precisa alcançar a cada mês para evitar prejuízo, algo muito útil para planejar suas finanças. Além disso, conhecer seu capital de giro também ajuda no cálculo da lucratividade do negócio, pois você sabe quanto do orçamento está de fato acima dos seus custos.
Infelizmente, muitos pequenos e médios empreendedores não têm como hábito conferir suas contas e recibos com regularidade. Muitos acreditam que apenas anotá-las é o suficiente, mas há chances altas de que ocorra algum erro nesse processo. Sem falar na possibilidade de alguma fraude, lançamento cancelado etc. É aí que entra a conciliação financeira.
De forma resumida, esse termo se refere ao ato de revisar os recibos e depósitos da empresa junto ao orçamento registrado no período. Dessa forma, é possível detectar e evitar possíveis erros de números que estiverem incorretos. Esses podem ser pequenas alterações de um ou dois centavos, mas também podem evidenciar fraudes e desvios de dinheiro.
Pode parecer um tanto óbvio, mas é uma das noções de contabilidade mais negligenciadas por pequenos empresários. Qualquer recibo, nota fiscal ou outro documento relativo às transações financeiras do seu negócio deve ser armazenado e enviado para contabilidade. Mesmo aqueles que pareçam negligenciáveis à primeira vista.
Não é raro que empreendedores iniciantes se vejam em uma situação delicada por não terem guardado seus recibos propriamente. Órgãos fiscais podem pedir para confirmar informações, pode ser até mesmo necessário lidar com um processo. Sem os documentos financeiros como prova, você estará em desvantagem na disputa.
Por fim, mas não menos importante, é bom contar com ferramentas que facilitem o processo de gestão contábil da empresa. Há vários softwares e procedimentos que podem ser adotados para melhor gerir os recursos do seu negócio. Isso pode contribuir, por exemplo, para acompanhar os contatos de clientes, pagamentos agendados e prever possíveis mudanças no mercado.
Agora que você entende algumas das noções de contabilidade mais básicas, pode começar a administrar melhor o seu negócio. Restou alguma dúvida sobre o tema ou tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Então, deixe um comentário com sua pergunta ou opinião sobre o assunto.
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